Seja bem vindo ao nosso site Maracá FM 101,5 MHz A rádio que toca em você e no Vale do Araguaia! !

No Ar
Hora Certa Maracá FM

WhatsApp (62) 9 9636-3837
Bate Papo

Digite seu NOME:

Banner Lateral 01
Banner Lateral 02
Banner Lateral 03
Banner Lateral 04
Estatísticas

Visitas: 42239

Galeria de Fotos
Mural

Enviar mensagem

Lara Nogueira

Bom dia eu sou a mãe do Heythor o ganhador da bicicleta ...

Marcos silva

Para meu país que está sempre ligados na Maraca e a todos de ...

Fabricio Nunes

Toda equipe do site está de parabéns pelo belo trabalho, cont...

Sandro

Parabéns a Toda Equipe do Site! Agora é noticia em tempo real...

Bento Junior

Parabéns\r\nSucesso!!!\r\nVoces estao de parabéns pela inicia...

Tamiris

vcs estao de parabéns!! adorei o novo site estar masa pricipalmente ...

Notícias

'Viramos a página', diz chanceler após retratação do Carrefour na França sobre carne do Mercosul

Publicada em 27/11/2024




'Viramos a página', diz chanceler após retratação do Carrefour na França sobre carne do Mercosul
'Viramos a página', diz chanceler após retratação do Carrefour na França sobre carne do Mercosul  (Foto: Reprodução)
Carrefour publicou carta em que recua e diz reconhecer qualidade da carne do Brasil. Antes, CEO da rede de mercados disse que não comercializaria mais o item produzido pelo Mercosul. O ministro das Relações Exteriores do Brasil, embaixador Mauro Vieira

Pedro Kirilos/Estadão Conteúdo

O ministro das Relações Exteriores, Mauro Vieira, afirmou nesta quarta-feira (27) que considera "página virada" e assunto superado o episódio envolvendo a rede de supermercados Carrefour e as exportações de carne do Mercosul, bloco formado por Brasil, Argentina, Paraguai e Uruguai.

Mauro Vieira deu a declaração ao conceder entrevista ao programa Bom Dia Ministro, da Empresa Brasil de Comunicação (EBC), vinculada à Secretaria de Comunicação Social da Presidência.

Lula: 'Franceses não apitam mais' e acordo deve sair neste ano

No último dia 20, em carta enviada ao sindicato dos agricultores franceses, o CEO global do Carrefour, Alexandre Bompard, anunciou que não comercializaria mais carne do Mercosul.

O anúncio foi feito num cenário de protestos na França contra o fechamento do acordo Mercosul-União Europeia. Produtores franceses entendem que o tratado, se implementado, pode prejudicar a produção local. Nesta terça-feira (26), porém, o Grupo Carrefour publicou uma retratação.

Além disso, Alexandre Bompard enviou uma carta ao ministro da Agricultura, Carlos Fávaro, na qual disse saber que a agricultura brasileira fornece carne de "alta qualidade" e com respeito às normas, acrescentando que a rede reconhece o profissionalismo dos produtores brasileiros e o cuidado que eles têm com terra.

"Ele se desculpou porque reconheceu a qualidade ? sanitária e no paladar ? dos produtos brasileiros. Então, acho que isso já é uma resposta e uma boa resposta para essa questão, que é entre empresas privadas, a matriz na França e a do Brasil", afirmou Mauro Vieira nesta quarta-feira.

Questionado, então, se o assunto está "superado", o ministro disse que, do ponto de vista do governo, a página está virada e não houve "problema maior". Ele disse ainda acreditar que, do ponto de vista empresarial, o tema também ficou para trás.

"Ele disse que a carne e o frango são produtos de boa qualidade que correspondem, são enquadrados dentro da legislação sanitária e das exigências da União Europeia e da França. Então, acho que viramos essa página", frisou Vieira.

Conforme o chanceler, o Brasil exporta carne para mais de 140 países e atende às exigências mais rigorosas do setor, citando como exemplo o atendimento a normas da própria União Europeia, dos Estados Unidos, da China e do Japão.

O ministro explicou ainda que, assim que foi feito o anúncio por parte do Carrefour, orientou a embaixada brasileira em Paris (França) a se pronunciar oficialmente para colocar o assunto "em sua verdadeira trilha".

Acordo Mercosul-UE

Entenda o que fez os frigoríficos brasileiros pararem de vender carne ao Carrefour

Diplomatas ouvidos pela GloboNews avaliaram que o CEO do Carrefour tentou criar um "factoide" contra as negociações do acordo comercial entre o Mercosul e a União Europeia. Avaliaram, ainda, que não haveria efeito prático, pois setores da França sempre se mostraram resistentes à assinatura.

O acordo comercial entre o Mercosul e a União Europeia é discutido desde 1999. Em 2019, as negociações foram concluídas e, desde então, se iniciou a fase de revisão dos termos. O fechamento do acordo, contudo, ainda não aconteceu.

Para o senador Nelsinho Trad (PSD-MS), presidente da representação brasileira no Parlamento do Mercosul, o episódio envolvendo o Carrefour prejudicou as negociações e pode reduzir a confiança entre os negociadores.

Diante disso, Trad procurou parlametnares brasileiros que integram o Parlasul e propôs que no próximo encontro do Parlamento do Mercosul, dia 9 de dezembro, o tema seja debatido.

Após boicote no Brasil, Carrefour recua e reconhece 'grande qualidade' da carne brasileira


Fonte da notícia:
https://g1.globo.com/politica/noticia/2024/11/27/viramos-essa-pagina-diz-chanceler-apos-retratacao-do-carrefour-na-franca-sobre-carne-do-mercosul.ghtml

Parceiros
Parceiro 01Parceiro 02Parceiro 03Parceiro 04Anuncie AQUI

Copyright (c) 2024 - Maracá FM 101,5 MHz - Todos os direitos reservados
Converse conosco pelo Whatsapp!
site, tv, videos, video, radio online, radio, radio ao vivo, internet radio, webradio, online radio, ao vivo, musica, shows, top 10, music, entretenimento, lazer, áudio, rádio, música, promocoes, canais, noticias, Streaming, Enquetes, Noticias, mp3, Blog, Eventos, Propaganda, Anuncie, Computador, Diversão e Arte, Internet, Jogos, R�dios e TVs, Tempo e Trânsito, �ltimas Notícias, informação, notícia, cultura, entretenimento, lazer, opinião, análise, jogos, Bandas, Banda, Novos Talentos, televisão, arte, som, Rádio E TV, Propaganda, Entretenimento, Webradio, CD