Seja bem vindo ao nosso site Maracá FM 101,5 MHz A rádio que toca em você e no Vale do Araguaia! !

No Ar
Hora Certa Maracá FM

WhatsApp (62) 9 9636-3837
Bate Papo

Digite seu NOME:

Banner Lateral 01
Banner Lateral 02
Banner Lateral 03
Banner Lateral 04
Estatísticas

Visitas: 64346

Galeria de Fotos
Mural

Enviar mensagem

Nathalya Rezende Delfino

Oi Ana Lucia aqui é a locutora Nathy Rezende um abraço pra vo...

LUIZ ANTONIO DE ÁVILA ROSA

Aqui ligadinho na programação que esta ótima, parab&ea...

ULISSISMAR

ESTAMOS PROCURANDO VALDOMIRO ALVES DE SOUZA, MOROU EM COCALINHO HÁ D...

Airton aimi

Um abração A todos muito bom escutar esta rádio sint...

Lara Nogueira

Bom dia eu sou a mãe do Heythor o ganhador da bicicleta ...

Marcos silva

Para meu país que está sempre ligados na Maraca e a todos de ...

Fabricio Nunes

Toda equipe do site está de parabéns pelo belo trabalho, cont...

Sandro

Parabéns a Toda Equipe do Site! Agora é noticia em tempo real...

Notícias

Ministério da Agricultura confirma foco de gripe aviária em aves domésticas em Mato Grosso

Publicada em 08/06/2025




Ministério da Agricultura confirma foco de gripe aviária em aves domésticas em Mato Grosso
Ministério da Agricultura confirma foco de gripe aviária em aves domésticas em Mato Grosso  (Foto: Reprodução)
Ocorrência foi registrada na cidade de Campinápolis e, segundo a pasta, não traz restrições ao comércio internacional de produtos brasileiros, e nem altera o período de vazio sanitário. O Ministério da Agricultura e Pecuária (Mapa) confirmou, neste sábado (7), a existência de um foco de gripe aviária em uma criação de aves domésticas na cidade de Campinápolis, em Mato Grosso.

Segundo a pasta, neste domingo (8), o governo começou a adotar medidas de erradicação e ações de vigilância no raio de 10 km ao redor do foco.

Uma das medidas é a instalação de barreiras sanitárias com controle rigoroso e desinfecção completa de veículos que passam por esses pontos.

Ainda segundo o Ministério, nessa área não há granjas comerciais, por isso, a existência desse novo foco não altera o consumo ou a exportação de produtos brasileiros, nem o período de vazio sanitário (leia mais abaixo)

Exportações de frango do Brasil caíram após caso de gripe aviária em granja comercial

Gripe aviária: autoridades brasileiras descartam 3 novas suspeitas e investigam outras 4

Reprodução/TV Globo

Sem alteração

Segundo o Mapa, o Serviço Veterinário Oficial interditou a propriedade e coletou amostras para análise laboratorial, quando foi detectado o foco.

"A ocorrência do foco confirmado de IAAP [vírus da influenza aviária de alta patogenicidade] em aves de subsistência não traz restrições ao comércio internacional de produtos avícolas brasileiros. O consumo e a exportação de produtos avícolas permanecem seguros", frisou o Ministério.

"O foco confirmado em aves de subsistência também não altera o período de 28 dias de vazio sanitário após a desinfecção da área em Montenegro (RS), onde foi confirmado um foco de gripe aviária em um matrizeiro de aves comerciais", prosseguiu.

De acordo com a pasta, esse é o quarto foco da doença em aves domésticas detectado no Brasil.

Frango: exportações caem quase 13% em maio com impacto da gripe aviária

Vazio sanitário e caso em Montenegro

O primeiro caso de gripe aviária no Brasil foi detectado em aves silvestres em maio de 2023. No entanto, o primeiro caso em uma granja comercial só aconteceu dois anos depois, em 15 de maio de 2025, no município de Montenegro, no Rio Grande do Sul.

Antes do caso de Montenegro (RS), os focos de gripe aviária registrados no país tinham sido apenas em aves silvestres ou criações para subsistência, sem afetar o setor comercial.

?O prazo de 28 dias, chamado de vazio sanitário, corresponde ao ciclo do vírus H5N1.

O trabalho de desinfecção da granja de Montenegro (RS) atingida por gripe aviária terminou em 21 de maio. Contando a partir de 22 de maio, se o Brasil não registrar nenhum outro caso em granjas em 28 dias, pode se declarar livre da doença.

?? A gripe aviária não é transmitida pelo consumo de carne de aves e ovos, disse o Ministério da Agricultura. O Brasil nunca teve um caso de gripe aviária em humanos.

Esse primeiro caso em uma granja comercial é importante porque o Brasil é o maior exportador mundial de carne de frango, embora a maior parte da produção seja consumida internamente.

Cerca de 160 países compram frango do Brasil, incluindo a China, que é o principal destino. Com o caso de gripe aviária, por regras sanitárias acordadas previamente, esses países param de receber os produtos brasileiros até o país se dizer livre da doença.

Para alguns, o bloqueio é em nível nacional; outros embargam apenas o que vem da região do foco da doença.


Fonte da notícia:
https://g1.globo.com/politica/noticia/2025/06/08/ministerio-da-agricultura-confirma-foco-de-gripe-aviaria-em-mato-grosso.ghtml

Parceiros
Parceiro 01Parceiro 02Parceiro 03Parceiro 04Anuncie AQUI

Copyright (c) 2025 - Maracá FM 101,5 MHz - Todos os direitos reservados
Converse conosco pelo Whatsapp!
site, tv, videos, video, radio online, radio, radio ao vivo, internet radio, webradio, online radio, ao vivo, musica, shows, top 10, music, entretenimento, lazer, áudio, rádio, música, promocoes, canais, noticias, Streaming, Enquetes, Noticias, mp3, Blog, Eventos, Propaganda, Anuncie, Computador, Diversão e Arte, Internet, Jogos, R�dios e TVs, Tempo e Trânsito, �ltimas Notícias, informação, notícia, cultura, entretenimento, lazer, opinião, análise, jogos, Bandas, Banda, Novos Talentos, televisão, arte, som, Rádio E TV, Propaganda, Entretenimento, Webradio, CD